quarta-feira, 7 de maio de 2014

Homenagem póstuma ao meu pai Antônio Augusto do Nascimento

Arquivo da família /
LISTA DE FALECIMENTOS - 02/05/2014

Estudo para progredir

Antônio Augusto do Nascimento
Publicado em 02/05/2014 | 
Paulista de Sertãozinho, Antônio Augusto do Nascimento logo deu aos pais a alegria de vê-lo seguir uma carreira como servidor público. Aos 24 anos, foi aprovado no concurso para o Banco do Brasil. O cargo, relata o filho Márcio, era de escriturário, e Antônio tomou posse em Assaí, interior paranaense. “Minha avó era de origem italiana, muito exigente. Fazia os filhos estudarem mesmo. Depois, meu pai também nos mostrou como o estudo fez a vida dele mudar”, diz Márcio.
Antes de assumir a vaga como bancário, Antônio já tinha vindo acompanhar os pais e irmãos na mudança para o Paraná. O pai passou a administrar uma fazenda de um grupo de suíços na região de Porecatu e Centenário do Sul. Desde essa época, o estudo ganhava novos contornos na vida do rapaz. Proporcionou a ele o gosto pela leitura, pela informação e, mais tarde, pela política. Incentivado pelos amigos, Antônio se candidatou e, no fim da década de 1970, foi eleito vereador em Assaí.
Em 1984, já aposentado, Antônio foi morar com a família em Londrina. A nova fase garantia a ele mais tempo para se dedicar ao hábito de escrever e às leituras diárias da Bíblia e de diversos periódicos. “Ele comprava vários jornais, dizia que queria ter diferentes visões sobre um mesmo assunto”, comenta o filho. No ano passado, Antônio também publicou, de maneira independente, o livro Milagres de Deus, relatando suas experiências religiosas.
Curioso, o aposentado se dedicava ao aprendizado de outras culturas. Gostava de assistir a filmes em inglês, de preferência os clássicos, para aprender um novo idioma. Quando se encontrava com crianças, inventava histórias e não tolhia a bagunça em casa. Os netos, emenda Márcio, faziam a festa com ele. Deixa viúva, dois filhos e três netos.
Dia 26 de abril, aos 81 anos, de choque cardiogênico.

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/falecimentos/conteudo.phtml?id=1465867&tit=Estudo-para-progredir-

Nenhum comentário:

Postar um comentário